Prêmio Carol Kuhlthau/2022

A vencedora do Prêmio Carol Kuhlthau/2022 foi a bibliotecária Elani Regis de Oliveira Araújo, pelo trabalho que vem desenvolvendo por meio do canal “Dica de Bibliotecária”, criado em 2019 e que, segundo Elani, é composto de “Dicas e divagações de uma bibliotecária escolar, apaixonada por livros e bibliotecas”. Mas o canal no Youtube é bem mais do que dicas e divagações. Quantitativamente, contava com 87 videos, 3,6 mil inscritos e 71.022 visualizações (até 08 outubro de 2021).
O conteúdo dos videos é bem variado, com foco nitidamente na biblioteca escolar, refletindo a atuação da premiada como bibliotecária de uma escola de ensino básico.
Nesse aspecto, Elani apresenta sugestões de atividades, comenta e recomenda livros a respeito do assunto, preocupando-se especialmente em ampliar conhecimentos sobre literatura infantil e juvenil, não só na prática, mas também em seus aspectos teóricos. Resenhas de livros de interesse para o bibliotecário escolar formam uma boa parte do canal e têm muitas visualizações.
O apoio dado pelo canal em tempos de COVID foi reforçado, mostrando a capacidade da premiada de aprender e compartilhar conhecimentos, enfrentando com criatividade situações novas.
Elani preocupa-se também com a formação do bibliotecário, demonstrando conhecimento da literatura da biblioteconomia, quando, por exemplo, estimula a consulta à essa literatura e dá sugestões de cursos gratuitos para aperfeiçoar a formação, além de propor discussão sobre aspectos teóricos da biblioteconomia e da educação.
Ela valoriza a atividade profissional de bibliotecários que, como ela, mantêm canais nas redes, mostrando um espírito de coletividade, e reconhecendo a necessidade do esforço de todos para o avanço das práticas bibliotecárias. Sua capacidade de agregação é também revelada pelo Clube do Livro da Biblioteca Escolar, que Elani criou para propiciar a leitura e a discussão de livros. Ela participa ativamente de fóruns, discussões e eventos, expondo suas ideias, contribuindo no debate de temas e questões da biblioteca e leitura.
Elani Araújo graduou-se em Biblioteconomia em 2015, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e logo em seguida buscou aperfeiçoar sua formação, com cursos de especialização nas áreas de gestão e educação.
Atua como bibliotecária no Colégio Lerote, em Teresina, PI, desenvolvendo trabalhos de formação de leitores, desenvolvimento de coleções, atividades culturais, parcerias com editoras, dentre outros.

Rolar para cima