Os 20 anos do GEBE foram comemorados nos dias 06 e 07 de novembro de 2018. A Profa. Helen Casarin proferiu duas palestras e a Profa. Bernadete Campello falou sobre a trajetória do Gebe e suas ações de pesquisa e extensão. A Profa. Carol Kuhlthau enviou mensagem mostrando sua relação com o Grupo.
Mensagem da Profa. Carol Kuhlthau nos 20 anos do Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar
Novembro de 2018
Estou muito feliz por poder cumprimentar e desejar sucesso ao Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar.
Há 20 anos atrás, em 1998, no primeiro seminário do GEBE, fui a palestrante principal e fiquei muito impressionada com o trabalho persistente que o Grupo tem feito em prol das bibliotecas escolares no Brasil, ao longo dos anos.
Há 20 anos, falei sobre a necessidade de se investir em tecnologia a fim de levar as escolas à era da informação. Mas agora, pensem em como a tecnologia mudou a maneira como buscamos e usamos informações nesses últimos 20 anos.
Eu também disse que: “Com ou sem tecnologia, os bibliotecários escolares precisam introduzir estratégias de aprendizagem em colaboração com os professores”. E enfatizei a necessidade de se favorecer uma abordagem de aprendizagem pela pesquisa a fim de preparar os alunos para desenvolverem habilidades informacionais, essenciais no novo ambiente informacional que iriam encontrar. E tudo isso têm realmente acontecido ao longo desses 20 anos.
Agora o Brasil tem novas diretrizes curriculares e o governo brasileiro enfatiza a aprendizagem de habilidades de informação. Então, é um momento crucial para vocês mostrarem a necessidade de bibliotecas escolares e, especialmente, para criar parceria entre bibliotecários e professores.
Eu gostaria de falar sobre o trabalho atual, que junto com minhas colaboradoras, venho realizando no desenvolvimento da aprendizagem pela pesquisa, nas escolas americanas e também no exterior, que chamamos de Guided Inquiry, pesquisa orientada. Guided Inquiry Design é uma estrutura para planejar a aprendizagem por questionamento, que desenvolvi nos últimos dez anos com minhas colaboradoras Leslie Maniotes e Ann Caspari. E muitas escolas têm adotado essa nova maneira de ensinar. É, na verdade, uma nova maneira de aprender no século XXI. Na pesquisa orientada, a competência em informação é integrada a todas as áreas do currículo.
Nós escrevemos 5 livros: o primeiro, Pesquisa orientada: aprendizagem para o século 21; o segundo é um livro teórico, de fundamentos, em que se percebe quão importante é a pesquisa orientada para usar informação nesta época para a qual os alunos se preparam. Este segundo livro apresenta uma estrutura para planejar e desenvolver a pesquisa orientada na escola. Além disso, temos três livros sobre a prática da pesquisa orientada; um é para as séries iniciais do ensino fundamental, outro para as séries finais, e outro para o ensino médio. Portanto, esses cinco livros podem oferecer uma boa base sobre o que a pesquisa orientada pode significar para os estudantes. E como vocês podem implementá-la, e como outras pessoas a implementaram com sucesso em suas escolas.
Também temos oferecido oficinas práticas de formação de professores e bibliotecários para trabalharem juntos em vários distritos escolares locais. E isto está também disponível internacionalmente, e é possível para vocês levar algumas pessoas para realizarem treinamento em pesquisa orientada.
Na Universidade de Rutgers, o Centro Internacional de Estudos Acadêmicos em Bibliotecas Escolares (CISSL) tem oferecido semestralmente cursos práticos sobre pesquisa orientada, no campus de Rutgers, em Nova Jersey. Esses workshops dão a bibliotecários, professores e gestores (algumas vezes eles trazem diretores e coordenadores) oportunidade para trabalharem e planejarem juntos, capacitando-os para ensinar habilidades de pesquisa questionadora em suas escolas.
O próximo workshop será em 2020. Então, seria realmente maravilhoso se alguns de vocês pudessem se juntar a nós nesse workshop no campus de Rutgers. Isso pode ser possível. Há tempo de começar a planejar isso. Há também a possibilidade de levar nossos especialistas em suas escolas, municípios ou em algum dos estados.
Eu realmente encorajo vocês a fazerem parcerias com professores para levar a pesquisa orientada para as escolas. Trabalhem nisso, pois quando os alunos exercitam a pesquisa orientada, estão usando suas habilidades informacionais, e isso integra as habilidades informacionais à sua compreensão de como aprender. E esta é uma nova maneira de aprender em nossas escolas, uma nova maneira de ensinar em nossas escolas.
Então, seria maravilhoso se vocês pudessem experimentar isso. Conversem sobre isso em seus eventos, pensem sobre isso. Eu estou sempre disponível, (Bernadete pode dizer como me contactar), e posso compartilhar com vocês algumas ideias de meus colaboradores e até facilitar sua participação em um dos workshops e blogs online, onde vocês poderão compartilhar ideias com outras pessoas que estão usando a pesquisa orientada.
Então, gostaria de dizer a vocês, tenham um ótimo evento, trabalhem uns com os outros, divirtam-se juntos, aprendam uns com os outros. E espero ansiosamente que as bibliotecas escolares brasileiras avancem para o futuro como têm feito nesses 20 anos desde que conheci vocês.
Estou encantada de ter tido a oportunidade de estar com vocês dessa maneira e me despeço, desejando o melhor para todos.
Carol Kuhlthau
Professora emerita, Rutgers University, EUA